O primeiro módulo do Programa de Ecodesign começou com o pé direito

O primeiro módulo do Programa de Ecodesign começou com o pé direito!

Professor EdimilsonDepois de 2 noites onde pudemos apreender uma nova visão acerca do desenvolvimento da vida e dos sistemas vivos e da sustentabilidade como um todo, sábado tivemos a oportunidade de receber o professor José Edmilson de Souza-Lima, doutor em sociologia e líder do grupo de pesquisa Epistemologia e Direito (CNPq/UNICURITIBA) e pesquisador do grupo Epistemologia e Sociologia Ambiental (CNPq/UFPR).  O professor nos envolveu em uma inspiradora roda conversa sobre Ética Profunda, pela ótica de diferentes comunidades tradicionais e da pedagogia indígena, do abraço e da cooperação.

Através das histórias de vida dos participantes, fomos resgatando nossa ancestralidade e diferentes valores éticos importantes para uma relação sustentável entre o homem e o seu meio. Desta forma, através das histórias de cada um ressignificamos o que entendemos por ética, entendendo-a como fruto de uma real consciência da interdependência entre todos os seres.

Para finalizar, os valores relatados das diferentes experiências do sociólogo com comunidades tradicionais, a ética profunda foi resumida em três princípios, que refletem as diferentes formas de tornar a  nossa relação com o meio mais sustentável.

1 Jamais por em risco o outro

2 Sempre estar orientado (a) para o cuidado em relação ao outro

3 Poder facilitar/ propiciar a emergência em qualquer ser humano, de um Homo Sapiens Jardineiro

Terminando o primeiro módulo com está inspiradora participação do educador Edmilson, continuamos com nossos grupos de estudos,exercitando a ética profunda em nosso dia-a-dia como essencial  para uma real compreensão dos objetivos do Ecodesign e do programa.

alunos