Ferramentas em Ecodesign

EntrevistaFerramentas em Ecodesign: Como saber se o meu projeto é sustentável?

Neste módulo iremos mostrar diferentes ferramentas que poderão ajudar e perceber o quanto seu projeto está impactando ou não o meio ambiente e o social.

Com foco em promover conhecimentos para que os projetos sejam cada vez mais éticos e sustentáveis, o Programa de Ecodesign traz agora no seu quarto módulo: Ferramentas em Ecodesign.

Uma série de ferramentas serão trabalhadas para diagnosticar, avaliar, criar e indicar ações em produtos, processos e sistemas e dar condições de mudanças no mercado e consumo. Como levantar, cruzar e integrar dados para aplicação. Levantamento de indicadores e diagnóstico. Matérias primas, processos tecnológicos industriais, certificações, consumo e geração de resíduos. O conceito de parques eco-tecnológicos.

São diversas ferramentas e metodologias: ACV – Análise de ciclo de vida, GER – Gerenciamento de resíduos, MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, CRADLE TO CRADLE; e metodos utilizadas para a Sustentabilidade: PSS – Politécnico de Milão, The Natural Step, a Pegada Ecológica, Zeri, DLIS e outros. E mais: os métodos criativos como o Biomimetismo (para saber mais sobre Biomimetismo, clique aqui), para soluções inovadoras baseadas na natureza.

Essas temáticas serão apresentadas pela coordenadora do curso Bernadete Brandão, para os alunos que já estão participando do Programa e para os que querem começar agora. Na verdade, a Design ao Vivo oferece esta opção de engajamento durante o curso para um aperfeiçoamento ou atualização, cada aluno escolhe quais módulos quer participar de acordo com a sua necessidade.

Uma ótima oportunidade para quem quer se atualizar, buscar novos conhecimentos e trocar experiências com um grupo muito bacana.

Vamos lá?post-modulo-6-alterado
Dúvidas? Converse com a gente, estaremos felizes em respondê-los:
contato@designaovivo.com.br

Eventioz - programa-de-ecodesign-modulo-4--2
Captura de Tela 2014-07-11 às 16.36.17

Captura de Tela 2014-07-11 às 16.36.17

Entrevista