A experiência especial trazida por Cyntia Malaguti no Módulo 3: Ética para o Futuro.

Saiba como foi para nós, a experiência especial trazida por Cyntia Malaguti no Módulo 3: Ética para o Futuro.

No último dia 17 demos início ao terceiro módulo de Programa de Ecodesign, e neste módulo foi a vez da Designer Cyntia Malaguti falar sobre Ética para o futuro.

 

Aprofundamos no entendimento da Ética e a importância desta para a construção de valores na sociedade, discutimos sobre o impacto destes valores em relação à sustentabilidade e desenvolvimento,  quais as implicações desses para o design. Foram trazidos diversos casos reais de construção coletiva de valores dando sentido a ética, assim como ‘dilemas’ para serem refletidos, e alguns casos de ‘falta de valores e impedimento de participação do coletivo.

Como foi que chegamos ao ponto que estamos, no consumo e na falta de contato com os processos e a natureza?

Como é o caso do MAR DE ARAL desastre ambiental ocorrido na Ásia Central, resultado do processo de irrigação das estepes para o plantio desordenado de algodão – na forma de monocultura, e que transformou a região do Mar de Aral em um imenso deserto, gerando sérios impactos ambientais e sociais. [veja em https://www.youtube.com/watch?v=ZvB3YC67Y1w]

Em contrário, Cyntia nos trouxe um filme divertido mostrando a construção de uma ética durante uma situação que atinge uma comunidade: O filme DOT.COM, filme português que fala de interesses e direitos de um site de um pequeno vilarejo e os interesses uma grande empresa espanhola de água que acredita ter a prioridade do nome patenteado da marca. Muito bom! [disponível na internet: https://www.youtube.com/watch?v=3j0AiyKr-Ag]

Cyntia nos mostrou também no processo histórico do Design os aspectos da ética, desde movimentos ocorridos no início da revolução industrial, com John Ruskin e Willian Morris, até movimentos atuais. Apoiado em requisitos sócio-ambientais desde o início, mostrando os principais precursores e contextos, bem como seus dilemas éticos e as propostas, mostrando casos práticos e aplicação da ética no design para a sustentabilidade.

cyntia ecodesign

ecodesign

Além do módulo do programa de Ecodesign, a professora também facilitou o workshop Inovação e Valores. Design: saia da sala de espera! onde abordou o tema sobre a postura do designer na geração da inovação e a importância em se reconhecer o ambiente, sua cultura e valores antes de determinar a linguagem de um projeto. Nisto trouxe o exemplo de Tomáz Maldonado para balizar uma ética para projetos.

cyntia workshop

Um trabalho de extrema importância para a formação deste novo grupo de ecodesigners que está se formando!

Agora com toda está bagagem, que é aplicada com práticas  em nossas tutorias semanais, seguimos para o próximos módulos com Bernadete Brandão, falando sobre Ferramentas para o Ecodesign (inscrições abertas, para saber mais clique aqui), , Liliane Iten Chaves na Inovação social e Marcio Dupont – o Mercado e o Consumo!

Vamos participar no próximo módulo?

Para se inscrever, clique aqui.

Dúvidas ou mais informações, entre em contato com a gente: contato@designaovivo.com.br ou através do cel 41.96271914 [tim] e 41.30164877

 

Captura de Tela 2014-07-11 às 16.36.17

Captura de Tela 2014-07-11 às 16.36.17

Entrevista